Os minerais têm atividades específicas na vida das plantas, e a falta de um prejudica o todo

Décio Luiz Gazzoni

Para seu crescimento e desenvolvimento, as plantas necessitam de diversos minerais, os quais são absorvidos do solo pelas raízes. Independentemente de sua importância, porém dependendo da quantidade necessária, esses nutrientes são designados macro ou micronutrientes. Os macronutrientes principais ou primários são o nitrogênio, o fósforo e o potássio, exigidos em maior quantidade, sendo o cálcio, o magnésio e o enxofre considerados macronutrientes secundários, apenas porque são requeridos em menor quantidade.

O molibdênio, o zinco, o boro, o cobre, o cloro, o cobalto, o níquel, o manganês, o ferro e o selênio são requeridos em quantidades muito inferiores às dos macronutrientes. A demanda diferencial pode ser explicada porque os macronutrientes estão envolvidos, principalmente, na formação de moléculas estruturais, enquanto os micronutrientes compõem as moléculas das enzimas.

Embora possam ser encontrados no solo como componentes de moléculas orgânicas, os nutrientes são absorvidos em forma mineralizada (inorgânica). Já os fertilizantes minerais são solubilizados diretamente na fase líquida do solo, dissociando-se em íons de carga positiva (cátions) e negativa (ânions), o que permite serem absorvidos pelas plantas.

Assim, ingressam nas plantas os ânions, com uma ou mais cargas negativas, de boro (H3BO3- ou B(OH)4-) nitrogênio (NO3-), fósforo (H2PO4-), enxofre (SO42-) e molibdênio (MoO4). Entre os cátions, também com uma ou mais cargas positivas, são absorvidos o nitrogênio (NH4+), o potássio (K+), o magnésio (Mg2+), o cálcio (Ca2+), o cobre (Cu2+), o ferro (Fe2+), o manganês, (Mn2+), o zinco (Zn2+), e o cobalto (Co2+).

Os minerais cumprem diversas funções no metabolismo das plantas, sendo as principais descritas a seguir:

Nitrogênio (N) – É componente essencial de todas as proteínas, estando presente nas moléculas de todos os tecidos, inclusive nos frutos e sementes. É indispensável para qualquer fase da planta, seja ela vegetativa ou reprodutiva.

Potássio (K) – Embora possa estar presente em algumas moléculas, sua principal função é de regulação de muitos processos essenciais, como ativação enzimática, fotossíntese, uso eficiente da água, formação de amido e síntese de proteínas. Também atua nos mecanismos de defesa da planta contra estresses bióticos e abióticos.

Fósforo (P) – Atua na formação inicial, desenvolvimento das raízes e crescimento das plantas. Além de participar como elemento constitutivo, presente em diversas moléculas, como lipídios e protídeos, também atua no processo de armazenamento, conversão e transferência de energia. Atua na fotossíntese, no metabolismo de açúcares e na divisão celular. É parte essencial do código genético e do processo de transferência da informação genética, estando presente tanto no DNA quanto no RNA. O nucleotídeo da molécula do DNA consiste em um grupo de fosfato, uma base nitrogenada, e uma molécula de glicídio com cinco átomos de carbono.

Enxofre (S) – As plantas utilizam o enxofre para a formação de aminoácidos e de proteínas. É essencial para os processos de tolerância das plantas ao frio e às doenças. As leguminosas exigem o elemento para a nodulação e fixação de nitrogênio do ar.

Magnésio (Mg) – Sem magnésio não haveria fotossíntese, pois é componente essencial da clorofila, pigmento responsável pela fotossíntese e coloração verde das plantas.

Cálcio (Ca) – Este elemento promove o fortalecimento de todos os órgãos das plantas, em especial raízes e folhas. É um dos componentes da parede celular vegetal, atuando na permeabilidade seletiva da membrana e na ativação da amilase. Também é importante na manutenção do equilíbrio entre alcalinidade e acidez da seiva das plantas.

Ferro (Fe) – Atua como catalisador na síntese da clorofila, e como transportador de oxigênio em diversos processos. É essencial para a síntese de proteínas. Atua nos processos enzimáticos envolvidos com a respiração vegetal.

Manganês (Mn) – É um ativador enzimático, que controla reações de oxirredução essenciais à fotossíntese e síntese de clorofila.

Boro (B) – É um mineral requerido para o crescimento das plantas, com ênfase para as brotações novas. Atua no processo de síntese de proteínas, e de alguns processos vitais específicos, como o florescimento e a polinização, o desenvolvimento das sementes, a formação da parede celular, o processo de simbiose de bactérias com leguminosas (para fixação do nitrogênio atmosférico) e no crescimento dos ramos e frutos.

Cloro (Cl) – É um elemento essencial na fotossíntese, requerido para a separação da água em hidrogênio e oxigênio. É necessário para a ativação de várias enzimas, também atuando no transporte de cátions dentro da planta.

Zinco (Zn) – Atua nas plantas como um ativador das enzimas, controlando a produção de reguladores de crescimento dos vegetais.

Cobre (Cu) – Atua como um receptor intermediário de elétrons em reações químicas que ocorrem na planta, estando presente em diversas enzimas. Atua diretamente na fotossíntese, respiração, redução e fixação de nitrogênio.

Molibdênio (Mo) – É fundamental para o sucesso do processo de a fixação simbiótica do nitrogênio, pelas bactérias que vivem nos nódulos das raízes das leguminosas. Atua na síntese e ativação da redutase do nitrato nas plantas.

Embora os elementos mais presentes nas plantas sejam o carbono, hidrogênio e oxigênio, os quais são extraídos do gás carbônico do ar ou da água, o conjunto de macro e micronutrientes é fundamental para o crescimento, desenvolvimento e propagação das plantas. Esta é a razão pela qual a fertilização executada de acordo com as prescrições técnicas é sinônimo de produtividade, sustentabilidade e rentabilidade.

FONTE: AGRO DBO