Comemora-se hoje, dia 5 de setembro, o Dia da Amazônia.

E isto nos faz pensar mais profundamente nas particularidades deste que é um dos biomas mais ricos em biodiversidade. O que existe de material biológico aproveitável para as mais diversas necessidades humanas é incalculável.

Apenas um pequeno exemplo: um microrganismo isolado de raízes do guaranazeiro, em plena Região Amazônica, está em vias de se tornar um produto biológico que ajudará uma agricultura mais sustentável em outras regiões do país, em culturas como cana de açúcar, milho, soja e outras.

Uma pesquisa organizada poderá ainda isolar inúmeros organismos de alta relevância para a agricultura, a saúde e a cosmetologia. Estão ali, esperando serem descobertos. Por outro lado, como existe uma população que necessita se alimentar, está sendo provado que é possível produzir alimentos de forma sustentável, equilibrando produção agrícola com preservação do meio ambiente e menor emissão de gases do efeito estufa.

Já existem trabalhos de pesquisa mostrando que é possível produzir feijão-caupi, alimento que pode ser produzido em pequenas propriedades, sem o uso de fertilizantes nitrogenados, com o uso de bactérias fixadoras de nitrogênio. O milho, também, inoculado com bactérias, pode ter sua carga de fertilizantes minerais bastante reduzida.

Desta forma, é possível uma exploração econômica do bioma amazônico, mantendo viva sua estrutura florística original, sem degradação, basta aplicar os conhecimentos científicos dos quais já dispomos.

As empresas da ANPII, produzindo insumos biológicos que utilizam microrganismos benéficos para a agricultura e o meio ambiente, saúdam o DIA DA AMAZÔNIA.