humgriaRepresentando a associação, Solon Araújo, fez uma apresentação sobre o uso da bactéria Azospirillum na agricultura brasileira

Por indicação do pesquisador brasileiro Fábio  Pedrosa, da Universidade Federal do Paraná, um dos maiores especialistas mundiais em fixação biológica do  nitrogênio, a ANPII esteve presente no 15th BNF-Non Legume Symposium, nos dias 23 e 24 de agosto em Budapeste, Hungria, evento que reuniu mais de 50 especialistas do assunto, de diversas partes do mundo.  A associação esteve representada por seu consultor, Solon C. de Araujo, que fez uma apresentação sobre o uso da bactéria Azospirillum na agricultura brasileira.

O Brasil é o país que mais utiliza este insumo biológico nas culturas do milho, arroz, trigo e algumas pastagens, com uma área estimada em 3,5 milhões de hectares. Sempre que estes dados são apresentados no exterior causam admiração, por mostrar um país que economiza fertilizantes nitrogenados, substituindo-os pela fixação biológica do nitrogênio, como ocorre na soja e mais recentemente nas culturas mencionadas acima.

No simpósio, de cunho altamente científico, foram apresentados trabalhos de vanguarda sobre biologia molecular e genética de microrganismos fixadores e novas bactérias fixadoras de nitrogênio estão sendo selecionadas para que possam vir a ser introduzidas em inoculantes destinados a diversas culturas.

hungria2

Os trabalhos apresentados no Simpósio foram repassados a todas as empresas associadas, para que estas possam acompanhar a evolução do tema em  nível internacional.