Em lavouras teste para elevadas produtividades de soja, dois agricultores de Primavera do Leste, MT, conseguiram produtividades próximas a 5.000 kg/ha, mostrando todo o potencial produtivo desta leguminosa. Os prêmios para os quatro ganhadores com os mais altos rendimentos foram distribuídos durante o jantar de lançamento do CESB – Comitê Estratégico da Soja Brasil (veja notícia ao lado).

O agricultor que obteve maior produtividade foi o Sr. Guilherme Ohl, com 4.909 kg/ha e o segundo colocado foi o Sr. Reginaldo Brunetta, com 4.894 kg/ha. Logicamente que estes dados foram obtidos em áreas pequenas (2 ha), com aplicação da mais elevada tecnologia disponível.

O importante para nós é que estas produções foram obtidas tendo o inoculante como única fonte de nitrogênio. Muitas pessoas questionam se as bactérias do inoculante seriam capazes de fixar o N necessário para produtividades acima de 4.000 kg/ha, chegando mesmo a sugerir o uso de N mineral. Estes dados, entretanto, mostram que as estirpes selecionadas pelos pesquisadores brasileiros e os inoculantes comercializados no Brasil são de elevada eficiência e capazes de fornecer todo o N necessário para os mais elevados patamares de produtividade.

Para o próximo ano o CESB fará um concurso nacional de produtividade, visando alcançar ainda maior rendimento com a soja.