Nos dias 12 e 13 de agosto foram realizadas as duas palestras programadas para o estado do Paraná, sendo a primeira em Maringá e a segunda em Toledo. O palestrante sobre FBN foi o pesquisador da Embrapa Soja Rubens José Campo, que trouxe dados muito importantes sobre a necessidade de reinoculação, mostrando que pode ocorrer uma grande mortalidade de bactérias no solo, de um ano para outro.
Assim, a crença infundada de muitos agricultores de que as bactérias existentes no solo seriam suficientes para altas produtividades não encontra base científica.
Nas mesmas ocasiões, ocorreu a palestra do Eng. Agr. Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consultling, trazendo dados do mercado internacional e mostrando que tanto a soja como o milho, a médio e longo prazos, mostram-se como culturas com grandes chances de rentabilidade para os agricultores.
Com o adiamento das palestras no RS, as próximas atividades de ANPII serão em Luis Eduardo Magalhães e em Balsas, respectivamente nos dias 25 e 27 deste mês.