Foto: Sílvia Z. Borges/Embrapa
Com pesar, informamos que, na tarde desta segunda-feira, 18 de julho de 2016, o pesquisador Fábio Martins Mercante faleceu em Dourados, MS, de problemas cardiovasculares. Ele trabalhava na Embrapa Agropecuária Oeste desde 1998, ano em que ingressou na Embrapa. O corpo do pesquisador será velado na Capela Bom Jesus, na Rua Coronel Ponciano, em Dourados, MS, a partir das 18h. Está sendo verificado pela família o traslado do corpo para o Rio de Janeiro, onde será sepultado.
Mercante possuía graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) e doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) – Departamento de Solos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Também foi professor credenciado na Universidade Federal da Grande Dourados, no Curso de Pós-graduação em Biologia Geral/ Bioprospecção e na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no Curso de Pós-graduação em Agronomia/ Produção Vegetal.
O pesquisador deixou relevantes contribuições para o avanço da ciência e o desenvolvimento sustentável da agropecuária. Atuava com ênfase em Microbiologia do Solo, principalmente nos seguintes temas: fixação biológica de nitrogênio (confira o vídeo sobre a FBN pelo link http://bit.ly/29Huq83), biomassa microbiana do solo, indicadores biológicos de qualidade do solo e sistemas de produção.
Por meio de pesquisa que vem sendo realizada há quinze anos na Embrapa, Mercante coordenou a identificação e a validação de três novas estirpes de rizóbios para inoculação na cultura do feijoeiro e que deverão chegar em breve ao mercado. Essa é uma importante inovação que futuramente será comercializada junto aos produtores de feijão do Cerrado brasileiro e de todo o País.
O pesquisador também liderou vários projetos pela Embrapa. O último projeto de pesquisa foi em aldeias indígenas de Nioaque e Miranda, em MS, intiulado “Etnossustentabilidade de comunidades indígenas terena: manejo agroecológico e segurança alimentar”, encerrado em outubro de 2015.
Era bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA AG – Agronomia, orientou diversos acadêmicos de graduação e pós-graduação. Participou também como membro da equipe de diversos projetos da Embrapa:
Validação da eficiência agronômica de rizóbios para a produção de inoculantes visando atender ao Plano ABC e a plantios de restauração florestal decorrentes do novo Código Floresta
Bases genéticas da nodulação e tolerância aos estresses abióticos na fixação biológica de nitrogênio em feijão comum
Estratégias inovadoras visando o incremento na eficiência do processo de fixação biológica do nitrogênio com leguminosas de grãos e oleaginosas: da genômica estrutural e funcional ao desenvolvimento de novos inoculantes
Uso de parâmetros microbiológicos como bioindicadores para avaliar a qualidade do solo e a sustentabilidade de agroecossistemas FASE II
Rede de Recursos Genéticos Microbianos
Congresso – Uma de suas últimas participações em eventos foi durante a XXVII Reunião Latinoamericana de Rizobiologia (Relar) realizada de 6 a 9 de junho de 2016, em Londrina (PR). Ele apresentou palestra com resultados das pesquisas desenvolvidas na Unidade, por meio de palestra intitulada: “Fixação do nitrogênio em soja: A simbiose perfeita?”. O tema do evento foi “Fortalecendo as Parcerias Sul-Sul”. Ele também participou da XVIII RELARE, de 9 a 10 de junho, também em Londrina.
Sílvia Zoche Borges (MTb-MG 08223 JP)
Embrapa Agropecuária Oeste
agropecuaria-oeste.imprensa@embrapa.br
Telefone: (67) 3416-9742
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/