No formato EAD, aulas são gravadas por profissionais de renome no mercado e conteúdo vai além da teoria, com exemplos práticos sobre a utilização correta dos biológicos nas lavouras e os eventuais erros cometidos na aplicação.
De alta na produtividade a comprovados benefícios para o meio ambiente; não é à toa que os inoculantes biológicos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado Agro. Mais de 130 milhões de doses foram comercializadas no Brasil em 2022 de acordo com dados da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII). E é por isso mesmo que a qualificação se faz tão importante para um cenário cada vez mais promissor.
É nesse contexto que a ANPII faz o lançamento de um curso de ensino à distância (EAD), gratuito, que aborda tudo sobre a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). A linguagem é simples e de fácil entendimento, mas o conteúdo é completo e vai muito além da teoria. Nas aulas há exemplos práticos sobre o uso correto dos inoculantes nas lavouras; sobre os eventuais erros cometidos no tratamento das sementes e, ainda, considerações fundamentais sobre a tecnologia a favor do manejo das culturas com o uso dos biológicos.
“O ensino é um processo contínuo. A atualização tecnológica no ramo de produtos biológicos para a agricultura é constante e esse novo curso visa justamente trazer o que há de mais atualizado no setor”, explica o diretor executivo da ANPII, Solon Cordeiro de Araújo. De acordo com ele, o EAD sobre FBN traz os conhecimentos científicos básicos e necessários para o entendimento da fixação de nitrogênio, seu apelo ambiental e o rendimento que se pode obter com o uso dos biológicos nas lavouras de várias culturas.
Estudantes de agronomia, biologia e cursos técnicos ligados ao Agro compõem o público principal considerado pela ANPII para essa qualificação por meio do curso EAD. Mas as informações apresentadas são de utilidade para agricultores e consultores de forma geral e a linguagem é, de fato, bastante acessível para quem faz parte do dia a dia do campo. “Esse projeto exigiu quase um ano de preparação, montagem de conteúdo, apostilas, vídeoaulas e vídeos com resumos dos assuntos”, comenta Solon.
De acordo com o diretor executivo da ANPII, investir em qualificação é imprescindível para a consolidação dos inoculantes biológicos nas lavouras. “Por muitos anos esse tipo de curso abrangia apenas os microrganismos fixadores de nitrogênio. Atualmente, com o crescimento do uso de outros microrganismos, como promotores de crescimento, solubilizadores de fósforo e mitigadores do stress hídrico, a ANPII traz, então, nesse curso as informações sobre estas novas linhas de produtos”, explica, reforçando: “O objetivo é que os alunos saiam com a clara mensagem de que o inoculante é um insumo indispensável na moderna agricultura por seu papel no aumento da produtividade, de baixo investimento e que beneficia significativamente o meio ambiente.”
O curso é dividido em módulos e as aulas são ministradas por diversos professores especialistas no assunto. “O objetivo da ANPII é o de dar o máximo de apoio a suas empresas associadas. Neste sentido, um curso desse nível, gratuito, aumenta em muito as oportunidades para que todos possam ter acesso ao conteúdo”, conclui Solon.