Durante o VI Congresso de Soja, realizado nos dias 11 a 14 de junho, em Cuiabá, MT, foi realizado um painel sobre FBN, com a participação dos pesquisadores Mariângela Hungria, Fábio Mercante, ambos da Embrapa e especialistas em FBN, com títulos de doutorado na área, do Prof. Dr. Antônio L. Fancelli, da ESALQ, USP, do Dr. Leonel do Canto e Melo e do Consultor da ANPII Solon C. de Araujo.
No painel, foi mostrada, mais uma vez a importância da fixação biológica em soja. A Dra. Mariângela relatou que há dezenas de trabalhos de campo, em todo o mundo, mostrando que a FBN é capaz de fixar todo o nitrogênio necessário mesmo para produtividades acima de 6.000 kg/ha. Mostrou, também, que a inoculação anual traz resultados médios de 8% no aumento da produtividade, bem como que a FBN também funciona normalmente nas cultivares de soja de ciclo indeterminado.O pesquisador Fábio Mercante demonstrou que a reinoculação (inoculação anual) traz aumentos médios de 9% no estado do Mato grosso do Sul.Ambos, lastreados em dados de pesquisa de campo, mostraram resultados que demonstram sem dúvida que a FBN pode ser usada como única fonte de nitrogênio para a soja, dispensando a adição de fertilizantes nitrogenados, mesmo para altas produtividades.
O Prof. Dr. Fancelli, da ESALQ, mostrou ensaios de casa de vegetação, em vasos com areia, comprovando a essencialidade do nitrogênio para o enraizamento da soja, bem os resultados de um experimento de campo no qual houve aumento de produtividade com a adição de 20 kg de nitrogênio mineral no sulco do plantio.O Dr. Leonel mostrou que o uso da FBN, diminuindo a emissão de carbono na atmosfera, pode ser usada como fonte de renda, pela venda de créditos de carbono.
Encerando a sessão, o representante da ANPII mostrou que a FBN é um processo estratégico para a soja no Brasil que o país não pode vir a depender, para esta cultura, do nitrogênio mineral, sendo o nitrogênio biológico a fonte mais econômica para agricultor. Tendo em vista esta posição estratégica da FBN, reforçou a necessidade de que toda a cadeia envolvida com a cultura tenha esta consciência e que as pesquisas feitas pelos melhoristas, entomologistas, fitopatologistas, e nutrição vegetal, levem em conta esta importância da fixação de N.