Consultor da ANPII explica como o uso de inoculantes aumenta a produtividade
A inoculação da soja com Bradyrhizobium já é uma prática usada pela maioria dos agricultores do Brasil. Com a época de nova semeadura desta importante cultura, o agricultor já conta com uma nova ferramenta biológica para incrementar sua produtividade.
O consultor da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII), Solon Araújo, comenta que pesquisas da Embrapa vêm demonstrando de forma muito clara que usando os inoculantes para soja e para gramíneas, à base de Azospirillum, juntos na semente ou no sulco a produtividade aumenta significativamente.
“O Azospirillum exerce uma ação sinérgica, fortalecendo a ação do Bradyrhizobium no processo de fixação de nitrogênio. Também pelo fato de aumentar o número de pelos radiculares, o Azospirillum propicia mais pontos para a formação de nódulos e também provoca uma nodulação mais precoce, aumentando o tempo de fixação do nitrogênio”, explica.
Por tudo isto o uso da coinoculação vem crescendo ano a ano no país, tornando-se uma nova e importante técnica à disposição dos agricultores.
Abaixo, gráficos mostrando este efeito: