Que os inoculantes trazem benefícios para a agricultura, nós já sabemos. Mas vamos falar de como isso tem sido visto na prática?

De acordo com estudo realizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) e da Embrapa Soja, a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) possibilitou aos produtores de soja economizar US$ 15,2 bilhões em fertilizantes minerais na safra 2019-2020. O pesquisador Tiago Santos Telles, do IDR-Paraná, afirma que esse valor equivale a quase 4% do PIB (Produto Interno Bruto) gerado pelo agronegócio no Brasil.

Em outro estudo realizado pelos pesquisadores Mariângela Hungria e Marco Antônio Nogueira, da Embrapa Soja, também foi possível afirmar que o processo de FBN na soja permite uma economia de aproximadamente 38 bilhões de reais, por safra, ao dispensar o uso dos fertilizantes.

Na safra 2019-2020, a inoculação foi utilizada em cerca de 25% das lavouras comerciais de soja no Brasil, e proporcionou ganhos de produtividade que propiciaram um lucro de US$ 914 milhões.

Fonte: Embrapa e Agência Estadual de Notícias do Pará