Inovação e tecnologia são tendências crescentes no setor agrícola para dar resposta às necessidades de consumo.

Com uma representatividade de 2,4% do PIB português e responsável por 7,5% do emprego, a agricultura mantém-se como um dos setores fortes do país. Os números apresentados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) mostram que existe no ramo um crescimento predominante de pequenas e médias empresas (PMEs) e que a tecnologia e a inovação vão dando cartas num meio aparentemente tradicional.

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Foi esse o mote para o segundo encontro MBIA, que teve lugar esta manhã em Lisboa. A iniciativa, promovida pela McDonalds, teve como objetivo debater o agricultura e o apoio à inovação e ao empreendedorismo no setor. Foram apresentados quatro projetos portugueses que utilizam a tecnologia para melhorar a eficiência agrícola: a Casa de Penalva, que produz e comercializa plantas aromáticas e medicinais, sem recurso a químicos; o Open PD, um software mobile para identificação de pragas e doenças agrícolas; o Terra Pro, um sistema de agricultura de precisão que reduz os custos de rega e fertilização; e o Trigger Systems, que conecta vários dispositivos remotamente numa só plataforma, vai estar presente na Web Summit e venceu recentemente o concurso IoT Challenge PT.