Nas últimas duas semanas abordamos os temas da qualidade e do armazenamento correto do inoculante. Agora, chegou a hora de colocarmos o produto para agir na lavoura. Como inocular as sementes com as bactérias e quais os cuidados que devemos tomar para obter maior desempenho do inoculante em campo?

Existem duas formas de aplicar o inoculante, a primeira é diretamente nas sementes, antes da semeadura. Para isso, existem máquinas próprias para a mistura das sementes e do inoculante, porém também podem ser utilizadas betoneiras, que não são especializadas para o processo, mas reduzem o custo e desempenham bem o papel. É essencial que se inocule um mínimo de 1,2 milhão de bactérias por semente, seguindo a dosagem recomendada no produto e misturando bem para uma distribuição homogênea.

Outra forma é a aplicação no sulco, que representa a inoculação direta no solo conjuntamente à semeadura. Para este método, porém, é recomendado o uso de duas a três vezes do produto por hectare. Também deve se tomar alguns cuidados como a limpeza rigorosa do equipamento, evitando resquício de defensivos, e a aplicação com solo úmido.

Apesar de não recomendada, pois a distribuição do inoculante nas sementes não é homogênea, deixando algumas com menor quantidade de bactérias aderida, há também a inoculação na caixa de semeadura. Para alguns produtores, a aplicação via semente ou sulco não é viável, portanto em casos como esse é realizada a inoculação na caixa. Neste caso, recomenda-se colocar meia saca de sementes e uma dose do inoculante, fazer uma mistura rápida e repetir o processo com a outra metade da saca e outra dose do inoculante, misturando novamente para obter uma melhor distribuição.

Alguns cuidados devem ser tomados, como realizar a inoculação das sementes na sombra, semear o mais rápido possível após a inoculação (ideal é logo após, mas não ultrapassar doze horas entre os processos), especialmente quando há o contato com fungicidas. Além disso, deve-se atentar às condições climáticas e do solo, que discutiremos com mais detalhes na próxima semana.