O pesquisador e engenheiro agrônomo Solon Cordeiro de Araujo é o novo membro do Conselho Consultivo da Symbiomics, startup que desenvolve produtos biológicos de nova geração para a agricultura. Araujo é um dos maiores pioneiros no desenvolvimento de inoculantes no Brasil, contribuindo para a disseminação da Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) em culturas como a soja. Ex-presidente e atual consultor da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII), Araujo tem mais de 50 anos de experiência em pesquisa, produção e vendas de produtos biológicos. Tendo participado da criação e lançamento dos primeiros inoculantes no país, agora aposta na Symbiomics para o desenvolvimento de uma nova geração dessa tecnologia.

A startup utiliza conhecimentos e ferramentas de última geração no campo da genômica e da bioinformática com o objetivo de construir comunidades sintéticas de microrganismos que tenham efeitos benéficos para culturas agrícolas, como tolerância à seca e melhor absorção de nutrientes. Isso é possível devido aos avanços mais recentes no entendimento sobre as relações planta–microrganismos e à ampla gama de benefícios que esses organismos têm capacidade de desempenhar. Esse conhecimento, entretanto, não tem gerado muitos produtos para aplicação no campo. A Symbiomics busca mudar esse cenário.

O pesquisador destaca que se trata de uma nova forma de enxergar essas tecnologias, onde os microrganismos e os papéis que desempenham são vistos como parte de um agroecossistema e não mais isoladamente.

Solon se junta a outros grandes cientistas e gestores que já fazem parte do conselho da startup, como Gerhard Bohne, ex-CEO da Bayer Crop Science Brasil, divisão de pesquisa agrícola da Bayer, e Paulo Arruda, pesquisador da Unicamp e coordenador de diversos projetos de pesquisa na área de biotecnologia, tendo sido cofundador e Diretor Científico da Alellyx Applied Genomics, empresa brasileira de biotecnologia pioneira em genômica vegetal aplicada, fundada em 2003.

“Solon possui ampla expertise no mercado de inoculantes, acumulando experiência em diversas áreas do setor, desde a pesquisa e desenvolvimento até a produção e comercialização. Estamos extremamente contentes com sua presença em nosso time. Seu histórico e suas contribuições serão fundamentais para o direcionamento da Symbiomics como companhia”, acrescenta Jader Armanhi, cofundador da empresa.

A entrada de Solon Cordeiro de Araujo para o Conselho Consultivo da Symbiomics reforça ainda mais o compromisso da companhia em tornar-se referência mundial no mercado de biológicos, desenvolvendo produtos e tecnologias inovadoras.

Fonte: Cultivar