XVIII RELARE

Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola

09 e 10 de junho de 2016 | Londrina | Paraná

Apresentação
A agricultura mundial enfrenta grandes desafios. É preciso atender à demanda crescente de alimentos, qualitativa e quantitativamente, mas com sustentabilidade. Novos patamares de produtividade são necessários, mas sem esquecer a necessidade de recuperação de áreas degradadas e de viabilização econômica de todos os tipos de agricultura e agricultores, promovendo maior igualdade social. Em consonância com o panorama mundial, o Brasil enfrenta esses desafios, sendo necessário estabelecer políticas agrícolas e estratégias de pesquisa inovadoras e em comunhão com o meio ambiente. Nesse contexto, pesquisas e produtos visando maximizar a contribuição dos microrganismos para a nutrição de plantas tornam-se prioritários, promovendo avanços no conhecimento das interações entre microrganismos e plantas de importância econômica, social e ambiental, bem como avaliando e validando o uso de microrganismos e processos microbianos como insumos agrícolas.

Nesse contexto apresentamos a XVIII RELARE (Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola). O papel da RELARE é histórico, tendo sido criada em 1985, com a presença de representantes de instituições de pesquisa, das indústrias de inoculantes e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Desde então, pesquisadores, representantes das indústrias e do MAPA têm se reunido para discutir importantes temas. Tem-se, por exemplo, que o papel da RELARE foi decisivo para que hoje tenhamos a legislação mais avançada do mundo sobre inoculantes microbianos. Todos os protocolos que constam das instruções normativas de inoculantes foram elaborados pela RELARE. Além disso, a RELARE representa o fórum mais importante no Brasil para a discussão de novos produtos inoculantes e tecnologias de inoculação, garantindo o uso seguro e benéfico de microrganismos na agricultura brasileira. A grande apoiadora financeira da RELARE tem sido a ANPII. A RELARE é uma reunião específica, onde são apresentados apenas trabalhos finalistas, que visem à recomendação de novas estirpes, tecnologias, metodologias. Consulte o programa.

A XVIII RELARE será realizada nos dias 09 e 10 de junho de 2016, no Hotel Sumatra, em Londrina, PR, organizada pela Embrapa Soja e pelo IAPAR.

Programação

Programação XVIII RELARE - XXVII Relar_ - http___www.relar2016.com_pt_progra