No dia 11 de setembro comemora-se o Dia do Cerrado. Este, que é o segundo maior bioma do país e da América Latina, possui papel importante na produção de grãos, principalmente soja e milho. Porém, nos últimos anos, uma cultura que era plantada majoritariamente na região Sul começou a ser introduzida no Cerrado: o trigo.

O trigo, aquele mesmo que é utilizado para produzir o pão nosso de cada dia, está presente na alimentação de quase todos os brasileiros. Entretanto, você sabia que o Brasil importa de 50 a 60% do trigo consumido no mercado interno? Com essa expansão das áreas cultivadas para o Cerrado, devido ao desenvolvimento de cultivares adaptados às condições da região por meio de anos de melhoramento genético, a Embrapa estima que em 5 anos o país possa se tornar autossuficiente na produção de trigo.

Nesse cenário de adaptação do trigo às novas condições, a um solo que, em geral, apresenta menor disponibilidade de nutrientes às plantas, o uso de bactérias promotoras de crescimento pode ser uma alternativa para que a cultura alcance maiores produtividades de forma sustentável. Trabalhos da Embrapa mostraram que a inoculação de estirpes de Azospirillum em trigo apresentaram resultados próximos ou até superiores àqueles obtidos em milho, com o aumento de mais de 30% no rendimento de grãos em relação ao tratamento não inoculado, não diferindo do tratamento não inoculado com aplicação de 20 kg ha-1 na semeadura + 50 kg ha-1 no florescimento.

Portanto, a expansão do trigo para o Cerrado, aliada às boas práticas em áreas já plantadas e que o potencial produtivo pode ser melhor explorado, deve trazer benefícios à nossa economia nos próximos anos. O uso de inoculantes deve desempenhar um papel importante na sustentabilidade desse cultivo, contribuindo para reduzir os custos com aplicação de fertilizantes por conta da melhor eficiência no uso dos nutrientes do solo.

As empresas da ANPII, produzindo insumos biológicos que utilizam microrganismos benéficos para a agricultura e o meio ambiente, saúdam o Dia do Cerrado.